REMUME – RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

A Secretaria Municipal De Saúde do Município de Santa Terezinha iniciou no dia 18/04/2018 o processo de elaboração da sua lista de medicamentos essenciais.

A REMUME- é um dos marcos da instituição do Sistema Municipal de Assistência Farmacêutica, que engloba ações desde a seleção de produtos farmacêuticos até o momento de sua utilização pelo usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, e serve como base para orientar a aquisição de produtos eficazes e seguros, a prescrição e a dispensação, constituindo a melhor gerência para os recursos públicos que devem ser aplicados de modo equânime.

Para que esse trabalho fosse iniciado de forma participativa e democrática, a SMS convidou os profissionais de saúde de nível superior para participarem do processo.

Na mesma data foi solicitado um decreto para formação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), inicialmente os profissionais nomeados foram: Aline Regina Kuchler (dentista), Camila Melnik (farmacêutica), Luiz Eduardo Andrade (Médico) e Vanderleia S. Kalatay (Enfermeira), com o intuito de:

1. Selecionar medicamentos a serem utilizados na instituição e que atendam ao máximo as necessidades;

2. Padronizar produtos que tenham qualidade e custos adequados, objetivando melhorar a assistência prestada aos pacientes e diminuir gastos;

3. Atuar e comprometer-se com o uso racional dos itens padronizados;

4. Elaborar protocolos.