3° Conferência Municipal de Saúde de Santa Terezinha

3° Conferência Municipal da Saúde

No ultimo dia 10/07/2015, no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores aconteceu a 3ª Conferência Municipal da Saúde, foi montado uma equipe para organizar o evento, convidou-se a população em geral, assim como autoridades, o comercio e a industria local, aconteceu uma parceria com a Secretariam de Educação e com a Escola Padre João Kominek, que trouxe 60 alunos do 2º e 3º ano. Na conferencia foi abordado o tema geral:

Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas, Direito do Povo Brasileiro, com os seus Oito Eixos:

I – Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;

II – Participação popular;

III – Valorização do Trabalho e da educação em Saúde;

IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;

V – Gestão do SUS e modelos de Atenção à Saúde;

VI – Informação, educação e política de comunicação do SUS;

VII – Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e,

VIII – Reformas Democráticas e Populares do Estado.

O Secretário Municipal da Saúde, Sr. Alzerino Vollinger dos Santos fez uma breve prestação de contas dos serviços prestados no primeiro semestre de 2015. A palestrante Ângela Raquel Niehues, discorreu sobre o conteúdo, buscando interagir com a população presente, permitindo que ocorresse manifestações sem perder o foco e que as pessoas pudessem expor suas idéias e anseios. Apos a palestra a equipe organizadora explicou a separação dos grupos, como os trabalhos deveriam acontecer. Os grupos debateram sobre os eixos e sobre a realidade do município. Após a elaboração das propostas e apresentação para aprovação do grande grupo aconteceu a eleição dos delegados, na seqüência as propostas e identificação dos delegados para a etapa Estadual.

Algumas Proposta:

* Ampliar o percentual de recursos para a saúde municipal incluindo um repasse especifico para pagamento dos profissionais das equipes de Saúde da Família.

* Aumentar a oferta de capacitação para conselheiros de Saúde;

* Descentralização dos recursos;

* Implantar ações para que os profissionais médicos da atenção especializada permaneçam em seus cargos;

* Respeitar as realidades das regiões do estado, dos municípios conforme diz a lei 8.080 (equidade).

* Atualizar a relação de medicamentos via APAC conforme novas patologias existentes na atualidade.

Dentre os anseios da população para melhorar a saúde pública do Município, estão: * Completar as equipes de saúde da família; * Implantar plano de carreira; * Ampliar os serviços de atendimento em grupo e a sua divulgação; * formar parceria com outras secretarias para oferecer grupo de dança e educador físico; * Contratar profissionais para especialidades da atenção básica Ginecologia/pediatra; * Oferecer ginástica laboral dentre outras opções para os profissionais da saúde;

Em suma a Conferência teve resultado positivo e a participação da população superou a expectativa da equipe organizadora.