Conheça um pouco sobre o PNAIC

PNAIC ( Pacto Nacional Alfabetização Idade Certa)

O PNAIC da Educação Infantil veio para fortalecer os campos de experiência apresentados na Base Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC), há alterações importantes no que diz respeito aos objetivos voltados principalmente às crianças de 4 a 5 anos. “A centralidade da alfabetização na Educação Infantil está em ‘Oralidade e escrita’ presente em todos os campos de experiência, pois é uma das grandes pautas do PNAIC no desenvolvimento infantil entre zero e cinco anos, a imaginação não é algo inato nos seres humanos. Nós aprendemos a imaginar, assim como a brincar. E somente imaginamos se convivemos com pessoas que imaginam ou em ambientes onde a imaginação é aceita.”

“Podemos oferecer um ambiente onde a cultura, a oralidade e a linguagem escrita estejam presentes, na mesma medida em que outras linguagens, como a musical, que também lemos e escrevemos, ou a do desenho, ou a das construções, e deixar que as crianças possam fazer suas interlocuções, experiências, escolhas, cada uma no seu próprio tempo.

O PNAIC na educação infantil no Município de Santa Terezinha, começou no segundo semestre do ano letivo de 2017, estendendo-se no primeiro semestre de 2018, os encontros acontecem no período noturno com um grupo de 43 professoras que estão tendo oportunidade de desenvolver vivências em sala de aula, que envolvam a “Oralidade e a Escrita” na Educação Infantil de uma forma Lúdica, dando oportunidade da criança usar sua imaginação e criatividade, respeitando a cultura de cada uma, tendo como Coordenadora local a Profª Lidia Marli Hlenka e Formadora Local a Profª Valceni Beiger Kotelak.